sexta-feira, 15 de julho de 2011

SÍLEX

ROCHAS SEDIMENTARES
Nome: SÍLEX

Grupo: Sedimentar
Origem: Marinha
Tamanho do Grão: Granulação fina





                                      








Sua origem são restos decompostos de esqueletos (gel silicoso) de plantas e animais silícicos. Pela perda de água vai se transformando parcialmente em opala amorfa e, no final, em calcedônia finamente cristalina. Frequentemente são encontrados restos de organismos fósseis. A cor varia de cinzenta a negra. Sua fratura é concóide, lisa. Sua densidade relativa é 2,6. Encontra-se em forma de nódulos (concreções), nunca em estratos superpostos, principalmente em calcários cretácios. É característica a presença de uma crosta superficial e branca. Devido sua dureza (7) durante a Idade da Pedra o sílex foi utilizado na fabricação de armas e utensílios. No século XVII, foi utilizado para provocar faísca nas armas de fogo (pederneira).  Atualmente é utilizado para afiar e polir, assim como triturado na indústria de cimento.


Classificação: Química
Fosseis:  Invertebrados
Formato do Grão: Variedade compacta de quartzo (calcedônia)


7 comentários:

  1. Sou praticante de bushcraft e de andar em trilhas. Gostaria de obter pedras de sílex e quartzo, na forma bruta, para usar como faiscador para acender fogueira (a pederneira de magnésio é um processo mais evoluído). Moro no Estado do Ceará, onde é difícil obter esses minerais. Segue meu e-mail para contato: afrossard@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu gostaria de comprar um nódulo de sílex para fazer o meu tcc de arqueologia experimental, segue o meu e-mail de contato: marciusaqueologia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Ops, corrigindo o meu e-mail: marciusarqueologia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. aqui na minha regiao consigo encontrar grandes calcedonias com os mais diversos tipos de minerais incluso.

    ResponderExcluir
  5. email para contatos
    hcl9452@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma pedra silex parece ter resto de fósseis nela eu vendo se alguém se enterreçar

    ResponderExcluir