segunda-feira, 25 de julho de 2011

GNAISSE (HORNBLENDA GNAISSES)

ROCHAS METAMÓRFICAS
Nome: GNAISSE (Hornblenda Gnaisses)

Grupo: Metamórficas
Origem: Cordilheiras
Tamanho do Grão: Grosseiro
Tipo de metamorfismo: Regional













Esta rocha metamórfica é caracterizada pela composição estrutural orientada, com feldspatos. Sua origem ocorre pela desintegação tanto de rochas magmáticas como de rochas sedimentares. A alta pressão e temperaturas são fatores fundamentais em sua formação. Gnaisses derivados de rochas ígneas (ortognaisse) contêm minerais muito semelhantes aos das rochas originais. A principal característica é a típica estrutura oientada (gnáissica). De acordo com a rocha de origem, os gnaisses recebem os nomes: granito gnaisse, diorito gnaisse, sienito gnaisse, paragnaisse (proveniente de sedimentos). De acordo com os componentes característicos, dividem-se em sericita, moscovita, biotita, hornblenda gnaisses. Também, de acordo com o aspecto da estrutura, são denominados: fitados, ocelares, facoidais. A densidade relativa oscila ao redor de 2,7. A cor é variada.


Pressão: Altas
Temperatura: Altas
Estrutura:  Facoidais e cristalinas


6 comentários:

  1. como separ ouro em pó dessas rochas?

    ResponderExcluir
  2. queria saber se uma pedra q emcontrei tem valor fiz um video esta embasado mas da pra ter uma noção de como a pedra bilha http://www.youtube.com/watch?v=1xhZUAx8eI8 se puder me ajudar a identificar oq é esta pedra eu agradeço !!

    ResponderExcluir
  3. Olá!Gostaria de saber que pedra pode dar junto com calcedônia
    voce tem whatsapp para fotos?
    Meu email é aguiadourada2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Tenho algumas imagens de rochas das praias de Balneário Camboriú. Parecem com a descrição de gnaisses. Os gnaisses podem ocorrem junto a diabásios?

    ResponderExcluir
  5. Tenho inúmeras pedras preciso de ajuda de alguém que possa identifica,Las 21980561003

    ResponderExcluir
  6. Tenho mais de 500 pedras uma coleção tipos variados preciso de alguém para me orientar por favor ligue 21980561003 ,

    ResponderExcluir